domingo, 20 de janeiro de 2013

Aprendendo a Lidar com a RITALINA

Tia Rita...
Dona Rita...
Ritinha...
Rita Li...
A Rita...
Acabei minha primeira caixa de Ritalina LA 10 mg.
Foi a  primeira caixa, a caixa da experiencia.
Então... aqui vai o relato desta experiencia.
Como já compartilhei no post "PRAZER EM CONHECE-LA, RITALINA", meus primeiros dias foram de deslumbramento... eu não acreditava que era capaz de me concentrar daquela forma, nem conhecia direito a realidade de ser uma pessoa mais eficiente, sem tanto pensamento/ barulho na mente,.
Alguns dias depois comecei a sentir falta do meu sorriso, nãooooo, eu não estava triste, longe disso. Mas como andava sempre concentrada, focada em minhas tarefas de mãe- dona de casa, mãe-motorista, mãe-cozinheira, mãe-lavadeira e mãe-mãe, eu não gastava energia desnecessaria...eu não ficava com o sorriso estampado 24 horas por dia, como antes... isso acabou me deixando estranha comigo mesma... afinal... quem era eu agora?
Eu precisava conhecer essa nova pessoa: menos perdida, mais atenta, mais objetiva, mais eficiente e muito mais proativa.
Uma semana depois meus filhos fizeram coisas de filhos e eu fiquei MUITO nervosa, muito mesmo... diferente de tudo que eu já havia sentido antes. Essa explosão me fez passar mal... senti o coração disparado, acelerado, batendo forte, dor de cabeça, mal estar, um tremor interno, uma aceleração fisiológica, rubor no rosto, provavelmente com a pressão mais alta (normal p mim: 10/8 e estava 12/8 quando me senti mal). Fiquei assim por tres dias...
Nesses dias me senti mais ansiosa também, muito mais. Uma ansiedade que não vinha da minha aceleraçao de pensamento. Era uma ansiedade que vinha do puro nervosismo.
Não preciso nem dizer que fiquei bastante preocupada, né?! Pensei que toda a minha esperança em ser mais eficiente e menos perdida estava escorrendo ralo a baixo...
Me desesperei. Tive medo de reações adversas mais extremas e ao mesmo tempo tive medo de ter que parar radicalmente com o tratamento...
Eu fiquei extremista, como quase sempre fui... Só imaginava duas situações, extremamente diferentes, ou o pior dos piores efeitos, ou a impossibilidade de dar continuidade ao tratamento.
Compartilhei com minha terapeuta e ela me fez perceber como estava exageradamente preocupada com duas situações extremas... quando na verdade existe sempre um MEIO TERMO... um meio de campo... uma infinidade de opções.
Comecei a tentar usar a mente para me ajudar nesse processo de ADAPTAÇÃO com o remédio. Pensava que eu podia me acalmar pois sempre havia um meio termo... pensava que isso ia passar, que nada de extremo iria acontecer, eu não precisaria parar o tratamento, nem tão pouco iria morrer por causa dele. Respirava fundo, limpava minha mente e seguia. Repetidas e repetidas vezes por dia.
Durante uma noite, eu estava pesando os prós e os contras da "Tia Rita", percebi que os beneficios ainda estavam compensando mais! kkkkkk Eu estava aprendendo a administrar esses efeitos chatos. Foi então que tive um lampejo de Deus em meu coração, era uma certeza forte de que eu iria passar por essa tempestade e chegaria à outra margem, colocaria meus pés na terra firme novamente, conheceria uma realidade melhor e sem os efeitos da tempestade, pois eu iria passar pela tempestade. Eu iria atravessa-la.
Dormi com essa certeza naquela noite.
No dia seguinte eu tomei minha ritalininha básica e os efeitos chatos foram super amenos, quase não senti nada de ruim naquele dia. Nos dias seguintes tudo aquilo SUMIU. Passou. Estou de boa novamente. Não tive mais ansiedade, nervosismo, nem mal estar fisico, nem pressão aumentada, nem dor de cabeça, nem coração acelerado. Passouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Assim continuei a outra metade da caixa de 30 capsulas e esse fim de semana iniciei a segunda caixa, mais estabilizada, mais acostumada com meu comportamento mais eficaz, mais segura do tratamento, mais segura dessa nova fase, mais esperançosa e mais forte do que nunca.
Aprendi uma valiosa lição durante esse processo... não existem só duas opções na vida, não existem somente o numero 8, nem tão pouco só o numero 80... os numeros são infinitos! As nossas opções também.

7 comentários:

  1. Que bom que a Rita continua fazendo efeito. Acho que é assim mesmo...
    Vc conhece o blog do Alexandre http://www.tdah-reconstruindoavida.com.br/ se não conhece deveria. Ele tem uns posts muito bons sobre a Ritalina. Muito legal, e lá vc achará um zilhão de blogs.
    Também gosto muito do blog do Peregrino - Universo DDA e do Alice luta diariamente contra os jaguadartes http://alicetdah.blogspot.com.br/

    Esses blogs e os seu são os meus escolhidos, os que mais frequentei nesse meu preíodo meio louco rs
    Conheci um pessoal 10 esses dias! ;)
    Vou continuar lendo os blogs, mas acredito que meus remédios serão outros...
    Vc escreveu muito esses dias, hein? Cheio de posts novos por aqui.
    Isso aí, postar faz bem e a gente ama ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. OI Lua!
    Conheço o blog do Alexandre sim!!!! Aliás... foi ele que me incentivou a criar o meu!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É como o slogam do açúcar União: A união faz a força!!!! Ou simplesmente, ficamos mais fortes quando estamos juntos! Por isso agradeço sempre a ele e agora a voce também!!!! Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito do blog dele. Ele é muito sábio e inteligente.
    Eu vi q vc tinha ele entre os blogs q divulga logo depois q postei. rs Se fosse antes do diagnóstico eu escreveria correndo: "olha eu vi q o blog dele está aí etc etc etc. Assim como voltava para avisar alguém q tinha escrito algo errado ou trocado letras.
    Parece q isso passou, agora q sei quem sou (ou estou me reencontrando como diz a terapeuta). É uma coisa muito estranha... O pior q eu achava q fazia isso há anos, ela acha q não! O q sei é q agora parece q passou! rsrs
    Ao mesmo tempo q é estranho e louco, é super interessante essas coisas... Como o ser humano é cheio de peculiaridades... uma coisa aqui gera outra ali, q arruma ou estraga outra lá... Tenho certeza q existe um Deus, quem mais seria assim tão criativo!

    Af, daqui a pouco to fazendo um post daí é só copiar e colar daqui pro meu blog ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!
    Em primeiríssimo lugar, obrigado pelo carinho.
    Depois, Mari, uma delícia seu blog. Já está na minha lista.
    Lua, tô te devendo uma resposta, né.
    Abraços
    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Hummm q privilegioooo meu humilde bloguinho na sua super lista!!!! kkkkk
    Abração e Boa Semana!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir